segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

OFICINA DE AVALIAÇÃO DO PROGRAMA

Na segunda semana do mês de dezembro, nos dias 14 a 18, realizaram-se as Oficinas de Avaliação do Programa nos dois pólos, Conceição do Coité e Serrinha. Como coordenadora participei de todas elas e como formadora realizei a do dia 18-12 com a minha turma. Em todas elas os cursistas mostraram-se satisfeitíssimos com o programa e a todo o momento elogiavam não só o Gestar, mas também as formadoras do programa pela competência, compromisso e dedicação.
Para iniciar a oficina da sexta-feira, 18-12, foi feita a leitura do roteiro e passado um slide com a mensagem que a coordenadora pedagógica do programa enviou para todos os formadores, onde agradecia e também parabenizava pelas apresentações realizadas em Salvador. O intuito de divulgar o agradecimento da coordenação foi mostrar que nós também estamos sendo avaliados. Na sequência foi apresentada em slide a frase “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e o mais ele fará.” (Salmo 37:5), para que pudéssemos refletir juntos sobre a nossa caminhada em 2009.
Na sensibilização foi realizada a dinâmica do quebra-cabeças, onde distribuiu-se três gravuras previamente recortadas para que fossem montadas em equipe. Assim que os cursistas conseguiram montar as gravuras discutimos sobre a trilogia que continha nas figuras: aluno, escola e professor e aproveitamos para questionar: “Como a avaliação pode ser representada?; O que deve ser considerado no processo avaliativo; Para quem está voltado o nosso olhar no processo avaliativo e como tratamos os resultados obtidos?”
Alguns cursistas falaram um pouco de como se sentem ao avaliar e quando observam os resultados encontrados e aproveitando o momento de reflexão, colocamos uma caixa com um espelho dentro com a frase “Você gostaria de ser aluno desse professor?” Convidamos cada cursista para, individualmente, se dirigir ao local onde estava a caixa e que olhasse e saísse sem fazer qualquer comentário. Foi uma dinâmica muito rica e suscitou discussões interessantes a ponto de alguns professores colocarem que na maioria das vezes gostariam de ser seus alunos, mas em alguns momentos, não.
Aproveitando o momento de auto-avaliação foram distribuídos questionários onde o cursista colocaria a sua trajetória no programa Gestar, bem como alguns cursistas se colocaram sobre a importância do Gestar em suas vidas, principalmente na sala de aula e que o mesmo tinha aumentado a auto-estima não só deles, mas também dos alunos, melhorando a qualidade das aulas ministradas.
Foi distribuído também um formulário para que os cursistas avaliassem o programa como um todo: material, formador, cronograma das oficinas, espaço físico, etc.
Para encerrar a oficina distribuímos bexigas coloridas e pedimos aos cursistas que as enchessem, entregando também algumas orientações que os grupos deveriam ler e à medida que fossem solicitados socializar com os demais colegas de outros grupos. Esse momento foi muito bom, pois a descontração foi total e alegria também, com todos os cursistas participando ativamente da atividade e pedindo para que socializássemos a dinâmica para utilizarem em outros momentos. Seguimos os passos sugeridos na dinâmica e encerramos com a música “É ouro pra mim” de Renata Arruda, com um abraço coletivo e o estouro das bolas.
Encerramos a oficina colocando um slide com a mensagem “Feliz Natal Para Todos e Todas!!! A melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossas caminhadas pela vida.” Realizamos um amigo secreto roubado e saímos para a confraternização e almoçarmos todos juntos.
Neste ano as oficinas foram muito corridas, quase não tínhamos tempo para estudar, mas realmente saí dessa etapa satisfeita e espero em Deus que em 2010 tenhamos mais tempo para estudar, pois apesar do material dos TPs serem excelentes sentimos a necessidade de nos aperfeiçoar através de outras leituras sugeridas não só nas referências dos módulos, mas que nos embasarão para trabalhos posteriores.