domingo, 5 de setembro de 2010

RELATO DA OFICINA DE ENCERRAMENTO

Enfim mais uma etapa vencida! Obrigada Senhor, por ter me dado forças para que eu pudesse dar conta de tantas turmas! E assim nos dias 25 e 26 de agosto realizou-se as oficinas de encerramento do programa Gestar II com as turmas de 2009 e 2010.
Essa oficina foi “light”. Não foi necessário fazer tantos estudos, porque já em período de encerramento das atividades, concentrou-se especialmente nos plantões pedagógicos para tirar dúvidas dos cursistas no tocante ao portfólio e por não ter material para estudo do formador.
Quando os cursistas chegaram foram recebidos com imagens de ovos, cenouras e café coladas num cartãozinho junto com uma bala de café, que serviria para a posterior dinâmica da resiliência, que falava justamente de como, segundo os elementos recebidos e a situação apresentada poderíamos ser firmes, amolecidos ou consistentes.
Antes disso iniciou-se a oficina com a mensagem: “O educador autêntico é humilde e confiante. Mostra o que sabe e, ao mesmo tempo está atento ao que não sabe, ao novo. Ensina, aprendendo a relativizar, a valorizar a diferença, a aceitar o provisório. Aprender é passar da incerteza a uma certeza provisória que dá lugar a novas descobertas e a novas sínteses.”, de José Manuel Moran, onde pediu-se aos cursistas que comentassem a respeito. Após os comentários também foi apresentado um versículo bíblico “Transformai-vos pela renovação da vossa mente...”(Romanos 12:2), onde os cursistas fizeram comentários pertinentes ao mesmo e relacionaram também com as oficinas do programa, bem como a questão do conhecimento em si.
Após a leitura dos textos foi feita a dinâmica da resiliência, na qual os cursistas participaram bastante, comentaram sobre a mesma e ainda pediram o modelo para usarem em suas aulas.
Logo depois foi feita a dinâmica “Você tira o chapéu?”, onde seria feita uma avaliação do programa como um todo. Nos chapéus estavam escondidas perguntas relacionadas ao formador, ao material do programa, a estrutura do mesmo, etc. Nesta avaliação nenhum chapéu ficou sem ser tirado, confirmando a satisfação dos cursistas com o Gestar II.
Depois dessa dinâmica entregou-se aos cursistas a letra da música “palavras” de Cássia Eller, onde depois de cantarem e comentarem o formador fez alguns comentários a respeito da importância do registro para como as palavras, da música, as palavras e as atividades do programa não se perderem com o tempo.
A seguir foi entregue aos cursistas um instrumento de avaliação onde eles deveriam responder a perguntas relacionadas tanto ao programa quanto a participação deles no curso e em seguida foi feita a entrega dos portfólios, onde aproveitamos para tirar fotografias com os cursistas mostrando os materiais produzidos durante o curso. Esse momento foi muito bom, descontraído e todos faziam questão de mostrar suas produções, como se fossem verdadeiras obras-primas.
Ao terminar este momento foi feita a confraternização e despedidas, agradecimentos, que contou também com a participação da coordenadora pedagógica da Direc 12, senhora Vívian Ribeiro e o coordenador da Direc, o senhor Jivaldo de Jesus.

RELATO DA OFICINA PSICOPEDAGOGIA EAD

Nos dias 11 e 12 de agosto foram realizadas as oficinas de Psicopedagogia Ead, nos pólos de Serrinha e Conceição do Coité, com as turmas de Língua Portuguesa.
Quando os cursista chegaram, a sala já estava arrumada com elementos das inteligências múltiplas, um dos temas que seriam trabalhados e colocou-se no quadro um cartaz com a palavra aprendizagem no centro e eles deveriam completar com outras palavras, para no final formar um conceito que seria confrontado com o do vídeo a ser estudado posteriormente.
Logo depois foi colocado no datashow um vídeo com o título “O cérebro e a aprendizagem”, onde os cursistas assistiram e depois comentaram a respeito, pois o mesmo falava como os processos de aprendizagem aconteciam.
A seguir foram apresentadas algumas frases ditas por crianças, pessoas adultas, adolescentes e idosas para que os professores tentassem identificar quem tinha dito cada frase. Para encerrar essa atividade colocou-se a música Epitáfio, cantou-se e depois foi feita uma relação da mesma com as etapas do desenvolvimento humano, já com o intuito de prepará-los para assistirem ao vídeo de Piaget e Vigotsky. Depois disso o formador discorreu sobre o assunto e tirou algumas dúvidas dos cursistas.
Dando continuidade foi feita a dinâmica do clips, para falar da ressignificação e a dinâmica da mão dominante para falar das dificuldades de aprendizagem, onde apresentou-se uns slides que falavam sobre os tipos de dificuldades de aprendizagens mais comuns. Os cursistas participaram ativamente da atividade e ficaram muito interessados, uma vez que a maioria não conhecia o tema em decorrência de terem feito o curso de letras.
Então passou-se um teste para ver qual a inteligência múltipla que cada um tinha mais desenvolvida e com uma mandala eles pintavam cada uma delas. No final conseguia-se ver qual das inteligências múltiplas de cada um era mais desenvolvida e o formador aproveitou para falar que todas as pessoas têm todas as inteligências, que elas são treináveis e segundo Gardner todas podem ser desenvolvidas. Essa atividade particularmente, os cursistas adoraram e elogiaram bastante.
Encerrando a oficina foi passado um email onde os professores deveriam fazer a avaliação da oficina através dele. Também foi lembrado sobre a data de entrega dos portfólios e quem precisasse de orientação deveria procurar os formadores na coordenadoria e na Direc.