domingo, 5 de setembro de 2010

RELATO DA OFICINA PSICOPEDAGOGIA EAD

Nos dias 11 e 12 de agosto foram realizadas as oficinas de Psicopedagogia Ead, nos pólos de Serrinha e Conceição do Coité, com as turmas de Língua Portuguesa.
Quando os cursista chegaram, a sala já estava arrumada com elementos das inteligências múltiplas, um dos temas que seriam trabalhados e colocou-se no quadro um cartaz com a palavra aprendizagem no centro e eles deveriam completar com outras palavras, para no final formar um conceito que seria confrontado com o do vídeo a ser estudado posteriormente.
Logo depois foi colocado no datashow um vídeo com o título “O cérebro e a aprendizagem”, onde os cursistas assistiram e depois comentaram a respeito, pois o mesmo falava como os processos de aprendizagem aconteciam.
A seguir foram apresentadas algumas frases ditas por crianças, pessoas adultas, adolescentes e idosas para que os professores tentassem identificar quem tinha dito cada frase. Para encerrar essa atividade colocou-se a música Epitáfio, cantou-se e depois foi feita uma relação da mesma com as etapas do desenvolvimento humano, já com o intuito de prepará-los para assistirem ao vídeo de Piaget e Vigotsky. Depois disso o formador discorreu sobre o assunto e tirou algumas dúvidas dos cursistas.
Dando continuidade foi feita a dinâmica do clips, para falar da ressignificação e a dinâmica da mão dominante para falar das dificuldades de aprendizagem, onde apresentou-se uns slides que falavam sobre os tipos de dificuldades de aprendizagens mais comuns. Os cursistas participaram ativamente da atividade e ficaram muito interessados, uma vez que a maioria não conhecia o tema em decorrência de terem feito o curso de letras.
Então passou-se um teste para ver qual a inteligência múltipla que cada um tinha mais desenvolvida e com uma mandala eles pintavam cada uma delas. No final conseguia-se ver qual das inteligências múltiplas de cada um era mais desenvolvida e o formador aproveitou para falar que todas as pessoas têm todas as inteligências, que elas são treináveis e segundo Gardner todas podem ser desenvolvidas. Essa atividade particularmente, os cursistas adoraram e elogiaram bastante.
Encerrando a oficina foi passado um email onde os professores deveriam fazer a avaliação da oficina através dele. Também foi lembrado sobre a data de entrega dos portfólios e quem precisasse de orientação deveria procurar os formadores na coordenadoria e na Direc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário