quarta-feira, 1 de abril de 2009

A semana de 02 a 06 de março no IAT

A semana de 02 a 06 de março no IAT

No dia 02 de março de 2009, segunda-feira, a partir das oito horas fomos à Escola Park, onde seria feita uma apresentação do Gestar. A mesa foi composta pelo professor Gilson Fernandes, coordenador do Gestar na Bahia, uma técnica da UNB e outra do MEC e o professor Ricardo Andrade, do IAT. Feita a apresentação do programa, as técnicas falaram sobre questões específicas: a da UNB apresentou os professores que ministrariam o curso, dentre eles, uma já nossa velha conhecida, a professora de Língua Portuguesa Cátia e a técnica do MEC falou de questões relacionadas ao programa. Depois do encerramento desse evento fomos almoçar e na parte da tarde fomos para a sala e apresentados à professora Cristina. Assistimos a um filme, mas não chegamos a concluí-lo.
Na terça-feira começamos o estudo dos TPs e conseqüentemente do AAA do professor. Foi realizado um trabalho em grupo, onde cada equipe analisaria algumas unidades e destacava o que estava bom e o que precisava ser melhorado. Essa atividade levou todo o dia, pois as análises foram bem minuciosas. Depois das análises, tudo era apresentado e discutido na turma.
Na quarta e quinta-feira foi dada continuidade ao trabalho iniciado na terça com mais dois TPs e AAA. Além desse trabalho, a professora também ensinou como criar um blog, porque passou duas atividades para serem postadas nele e também fez blogs com alguns alunos. Nestes três dias que trabalhamos com os TPs e AAAs, a todo o momento a professora ia interagindo com a turma e complementando sua fala utilizando slides que confirmavam o que ela dizia.
Na quinta-feira à tarde foi feito um trabalho de integração entre as turmas de Língua Portuguesa e Matemática. Foi uma oportunidade muito boa e tinha como objetivo a integração e o trabalho em equipe.
Sexta-feira fomos assistir ao filme “Narradores de Javé” no auditório, juntamente com as outras turmas. Era um filme muito interessante, principalmente para nós baianos, pois se passou na Bahia e com a história verídica da barragem de Sobradinho. O filme tratava da importância da leitura, da escrita e da falta que ambas podem fazer na vida do ser humano.
Depois de assistir ao filme voltamos para a sala de aula para comentarmos a respeito do mesmo e o que cada um tinha conseguido perceber, como a questão da intertextualidade e também o quão importante era usá-lo nas aulas de Língua Portuguesa. A seguir foi feito o encerramento das atividades, e as despedidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário