quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Oficina de Portfólio

A oficina de Portfólio aconteceu no dia 09-10-09. Os cursistas foram recepcionados com a mensagem de Graham Bell “Se andarmos apenas por caminhos já traçados, chegaremos apenas aonde os outros chegaram”. Na sequência, fizeram comentários a respeito da mesma e foi colocado um slide com uma mensagem bíblica sobre portfólio e feita a dinâmica da flor.
Logo depois distribui-se a letra da música “Tocando em Frente” de Almir Sater. Todos ouviram e cantaram entusiasmados e fizeram comentários relacionando palavras como “descoberta, dinamismo, construção, reflexão, desafio, experiências, etc.”, a alguns versos dela.
A partir dos elementos constitutivos do portfólio foi feita a divisão dos grupos e discutiram-se textos diferentes relacionados à construção e importância de se trabalhar com portfólios. Cada grupos comentou um texto e foram tiradas as dúvidas que surgiam sobre o tema. Trabalhou-se as etapas de elaboração de um portfólio, onde distribui-se um texto com um modelo de capa, folha de rosto, de acordo com as normas da ABNT, assim como os critérios de avaliação dos portfólios.
Passou-se também alguns slides com capas de portfólios do ano anterior para que os cursistas pudessem ter uma ideia, não só das etapas, mas de um trabalho elaborado, a partir de tal instrumento de avaliação. Houve também o momento de socialização das temáticas e problemáticas dos projetos.
Nesta oficina senti que os cursistas realmente perceberam a importância dessa forma de avaliação e alguns até disseram, que era uma maneira de perceber os avanços, o crescimento dos alunos, pois o que importava não era apenas o produto final, mas todo o processo de construção do conhecimento.
Assim sendo, alguns cursistas avaliaram a oficina escrevendo que: “a oficina foi muito produtiva, pois nos levou a perceber a importância de registrar atividades realizadas em sala, ao passo que avaliamo-as”; “a oficina serviu para tirarmos dúvidas sobre a elaboração do portfólio; “ampliei meus conhecimentos sobre portfólio e entendi a sua organização”; “as atividades, mais uma vez foram proveitosas e muito interessantes. Cada oficina nos proporciona momentos de reflexão e análise de nossas práticas em sala de aula”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário