domingo, 25 de outubro de 2009

Oficina do TP 5

Na oficina do dia 23 de outubro 2009, a sala estava arrumada com gravuras que retratavam noções de estilo e coerência, como previsto no objetivo que era “Compreender a noção de estilo e como se constrói a coerência nos textos”. Os cursistas foram levados a discutir uma passagem bíblica que falava de coerência: “Tua palavra seja sempre coerente, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um”. (Colossenses 4:6). Foi feita a leitura de uma mensagem de Rubem Alves sobre bons professores e que falava sobre coerência, para fazer uma pequena homenagem ao professor pelo seu dia.
Os cursistas construíram juntos, um texto fatiado previamente, para constatarem a importância da coerência textual e depois foram apresentados alguns slides com a gravura de um frango, onde deveriam encontrar os autores das respostas para a pergunta: “Por que o frango atravessou a estrada?”. Tudo isso para exemplificar a noção de estilo.
A divisão de grupos foi feita a partir de trechos musicais de estilos diferentes, para em seguida trabalharmos o texto de referência, onde cada grupo resumiria alguns parágrafos e faríamos a montagem do “novo” texto, agora resumido, para observarmos a questão da coerência presente nele.
As produções ficaram excelentes e ainda em grupos trabalhou-se com os avançandos na prática, onde seriam encontrados objetivos, conteúdos e os descritores relacionados a eles. Logo depois sugeriu-se algumas atividades dos AAA, para que os cursistas pudessem utilizá-las com seus alunos.
Após a socialização das atividades foi feita a sistematização do assunto através de slides e tirada as dúvidas dos cursistas, a respeito dos temas abordados e realizada a avaliação da oficina, onde foi sugerido que os cursistas completassem a frase: “A palavra que expressa minha impressão sobre a oficina é........................., pois.............................”.
Aqui estão algumas delas: “conhecimento, pois aprendi novas informações sobre coerência textual e com a socialização das experiências de meus colegas”; “alegria, pois as oficinas são sempre dinâmicas e essa não foi diferente. A coerência em que a formadora utiliza nas oficinas são enriquecedoras...”; “esperança, pois diante dos obstáculos pessoais e/ ou profissionais nós estamos em busca de dias melhores e esta luz se acende a cada encontro nosso”; “aprender, pois aprendi mais sobre coerência textual e despertei o interesse de aprender mais”. As avaliações foram muito positivas e mais uma vez saí da oficina com a sensação de dever cumprido.

Um comentário:

  1. Olá, Telminha!
    Parabéns pelo blog; está bem atualizado.

    Você quer ser minha seguidora? Estou tão sozinha... rsrs

    ResponderExcluir