segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Oficina TP 6

A oficina de argumentação aconteceu no dia 13-11-2009. Inicialmente foi colocado um vídeo onde enfatizava a importância do planejamento e da argumentação para se chegar ao objetivo proposto.
Foram colocados slides com três lugares diferentes e pediu-se aos cursistas para construírem uma propaganda, coletivamente. Após a construção o texto foi lido por uma pessoa e retomado posteriormente, para observarmos os tipos de argumentos que foram utilizados. Logo depois foi feita uma dinâmica onde cada dupla recebeu uma frase polêmica e um concordaria e o outro discordaria da proposição. Essa dinâmica ficou excelente, porque para quem não concorda arrumar argumentos para discordar é realmente um exercício difícil. Os cursistas falaram que gostaram muito da atividade e que poderiam estar aplicando dinâmicas como estas com os alunos, adaptando-a ao assunto desejado.
Após a dinâmica foi pedido a cada dupla que lesse o texto de referência p. 59 a 61 e respondesse as questões 2 e 4 da atividade. Foi realizada a socialização das respostas e a discussão do texto, que falava dos tipos de argumento. Assim, concluiu-se com a apresentação de slides sobre os tipos de argumento e apresentado o livro, do qual fora retirado o texto.
Dando continuidade foi feita a divisão de grupos com as palavras noivo, arquiteto, dona de casa, corretor de imóveis e ladrão e entregue a cada equipe a planta baixa e a da fachada de uma casa, onde deveriam seguir os comandos e construir um texto. O objetivo dessa atividade era que os cursistas percebessem a importância do planejamento na elaboração e construção de produções textuais. Com a socialização das produções discutiu-se as etapas para produzir m texto: planejamento, escrita e reescrita. Foram sugeridas também algumas bibliografias, com autores que trabalham com tais propostas: Irandé Antunes, Lucy Calkins e Ana Maria Kaufman.
Para a próxima oficina foi feita a leitura do texto “Declaração para os meus amigos”, que é composto numa variante lingüística “não-padrão” e depois a avaliação da oficina que pedia: “sobre a oficina de hoje, concordo com..... Discordo de......
Os cursistas disseram que gostaram muito da oficina e das atividades. Uma professora fez um poema para mim e outro sobre argumentação. Outros responderam a avaliação dizendo: “Concordo com a maneira como foi planejada as dinâmicas usadas, os trabalhos em grupo e discordo de nada. Está tudo produtivo”; “Concordo com todas as atividades que foram propostas (muito boas atividades) demonstra que fazer atividades teóricas e prática-argumentativa é muito fácil e discordo de nada”.
Foi uma oficina muito gostosa de fazer e, apesar de muito cansada consegui realizar bem as atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário