A oficina que trabalhou os tipos de gramática aconteceu no dia 27-11-2009. Os cursistas foram recebidos e acolhidos com a mensagem “Criação”, de Gilberto Mendonça Teles, que foi comentada por alguns. Logo depois foi feita a mobilização dos conhecimentos prévios com o título da música “Morda minha língua”, de Eliana Printes. Os professores cantaram e disseram que gostaram muito da mesma e que estariam trabalhando com a letra e melodia com suas turmas, visto que fala de todas as gramáticas.
A seguir foi passado um “livrinho”, em branco para os cursistas colocarem qual o conceito que tinham de gramática. A grande maioria escreveu o conceito da gramática normativa, mas discutimos e também falamos da descritiva e da internalizada, fazendo uma ponte com a oficina passada que foi de variação lingüística.
Foi realizada a divisão de grupos para a leitura do texto de referência e alguns questionamentos foram lançados para no tocante aos três tipos de gramática e agora também utilizando o ensino prescritivo, reflexivo e produtivo, fato que tornou a oficina bem dinâmica.
Ainda em grupo foi feita a análise do texto de uma criança da 5ª série para observarmos como o professor costuma corrigir os textos dos alunos. Essa análise foi riquíssima e cada grupo contribuía com o anterior, dando sugestões, bem como apresentando experiências exitosas que tinham vivenciado recentemente.
A oficina teve como objetivo discutir as concepções de gramática, tipos de ensino e análise lingüística que foi alcançado com louvor. Foi passado também um vídeo com uma charge intitulada “Aula de português”, onde trabalhava algumas questões do novo acordo ortográfico.
Percebi que os cursistas estavam muito cansados, mas isso não os impediu de participar das atividades e das discussões com entusiasmo. Mais uma vez saí da oficina muito cansada, porque é um desgaste muito grande trabalharmos quatro horas seguidas, embora com a sensação de dever cumprido, principalmente porque conseguimos concordar em vários pontos e também deixar a semente de que precisamos ser criteriosos ao corrigirmos os textos dos nossos alunos, priorizando um elemento, a cada correção, sem esquecer da reescrita dos mesmos.
Assim os cursistas avaliaram as oficinas: “Falamos sobre tipos de gramática de um jeito simples, dinâmico e muito interessante”; “Tudo que reavaliamos do nosso trabalho do dia-a-dia em sala de aula é proveitoso. Essa oficina nos fez pensar em tudo que é necessário para o nosso trabalho. Foi muito bom”; Relembrei as diferenças básicas entre as gramáticas: normativa, descritiva e internalizada. Aprendi novas estratégias para “priorizar” minhas correções nas produções textuais”; “Foi muito legal analisar a existência das três gramáticas, analisar o texto do aluno, compartilhar experiências de correções de produção textual! Enfim, foi uma vivência super legal!”
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