sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Produções textuais de uma cursista

Telma X gestar 2009

O Gestar te traduz
Ou você resume a
Sua tradução?
Essa é uma ação
Processual que venho
A compreender a cada
Oficina e o que mais
Me fascina é vê-la
Gestar com tanto
Carinho
Nossos gêneros textuais
E ficar torcendo
Pelo êxito de nossa gestação.
Você traz hoje uma
Argumentação que
Nos convença até
À variação de forma
Que futuramente
Até a gramática
Refletirá nossa paixão
Para fazer o Gestar
Parir novas fórmulas
De se ensinar.
Isso leva tempo!
É uma gestação além
Dos nove meses.
Então no ano vindouro
Haverá ainda a
Continuidade do gestar
Quando daremos a luz
Um novo modo de
Ensinar a língua materna
E eu, certamente já
Terei concluído a
Tua tradução
Para mim: uma
Amiga gerada num
Gestar, cuja aprendizagem
Não terá fim?
(Anedy Belisário, 13-11-2009)






Argumentação


Normalmente pensa-se
Que o conhecimento
É puro, informação
Mas eu digo que
É argumento.
Pois para gerar o
Conhecimento é
Preciso convencer
O outro a compreender,
Entender e aceitar:
O fazer saber
O fazer crer!
O fazer fazer!
Antes disso dizer...
Argumentar
Convencer.
Em geral, pensa-se
Que argumentar
É extrair conceitos
Já ditos, pré-ditos
Mas eu digo que
É oportunidade
Para não somente
Um, dizer:
Todos nós somos
Responsáveis pelo
Que dizemos e pensamos.
Portanto somos únicos
E plurais
Naturais de uma
Mesma massa
Uma mesma história
E desse argumento
Eu não abro mão:
Somos cimento e
Concreto de uma
Geração futura!


(Anedy Belisário, 13-11-2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário